Tabelas e Resultados

2 de jul. de 2008

Saída de Jô era comentada antes de Maio

Uma das explicações do presidente Andrés Sanchez para negociar os 10% da multa rescisória do atacante Jô com o empresário Giuliano Bertolucci no dia 23 de maio foi que “o Corinthians não tinha nenhuma garantia de que o atacante seria mesmo negociado do futebol russo para o futebol inglês”.

Mas não é bem assim. Um simples acesso à internet bastava para que o clube tivesse conhecimento do nível das conversas entre o CSKA Moscou, até então dono da maior porcentagem do jogador, e o Manchester City, da Inglaterra.

Os principais jornais do país, muito antes do dia 23 maio, já divulgavam a negociação quase fechada. Os valores? Praticamente os mesmos fechados recentemente: cerca de 19 milhões de libras. “The Guardian”, “BBC”, “Daily Mail” e “The Telegraph” foram alguns dos diários que confirmavam o interesse de Sven-Goran Eriksson, técnico do clube inglês, em Jô.

Para piorar, as cifras milionárias pedidas pelo CSKA já eram de conhecimentos da Europa desde o início do ano, quando os espanhóis Sevilla e Valência demonstraram interesse em contratar o ex-corintiano.

Em janeiro, por exemplo, em entrevista ao jornal “Sport-Express”, o presidente Yevgueni Guinner respondeu ao holandês Ronald Koeman, manager do Valência, que queria pagar “só” 15 milhões de euros.

– No momento, a resposta é não”.

Cifras que, na época, já demonstravam o valor de Jô na Europa.

Confira a linha do tempo da negociação do ex-corintiano com o Manchester City:

24/5/2007 - SITE EUROSPORT
- Manchete do site europeu diz que Sevvila (ESP) mandou olheiro para observar Jô na Rússia.

21/1/08 - TRIBALFOOTBALL - Site inglês noticia que o Valencia (ESP) quer Jô. CSKA aumenta a multa do atacante para evitar negócio.

25/1/08 - EL MUNDO DEPORTIVO - Jornal espanhol afirma que Valencia oferece entre 15 e 18 milhões de libras. Russos rejeitaram a oferta.

28/1/08 - MANCHESTER EVENING NEWS - Surge o interesse do Manchester City (ING). Sven Goran Eriksson, técnico dos ingleses, tece elogios ao jogador.

21/4/08 - THE GUARDIAN - Jornal inglês noticia acordo entre CSKA e Manchester City. Ingleses pagariam 20 milhões de libras.

22/4/08 - THE TELEGRAPH - Um dia depois, mais um jornal anuncia o acordo. Jô é tido como "atacante de muita força e técnica.

22/4/08 - THE TIMES - Jornal praticamente confirma a transferência e destaca que o Arsenal também estava de olho no atacante.

22/4/08 - DAILY MIRROR - Outro jornal inglês confirma, mas com cifras diferentes para a negociação: "apenas" 18 milhões de libras.

20/5/08 - BBC - Novo técnico do Everton (ING), David Moyes mostra interesse em contar com o jogador e entra na briga.

21/5/08 - DAILY MAIL - CSKA se mostra disposto a negociar Jô e aceita cerca de 19 milhões de libras oferecidos pelo Manchester City.

(Fonte: Lancenet)

Nenhum comentário: