Tabelas e Resultados

18 de jun. de 2008

Confira os Uniformes da Euro 2008!

Alemanha, Austria, Croacia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, República Tcheca e Turquia (pela ordem, de 1 a 16)

Além da disputa das 16 seleções na Euro 2008, também há uma competição formada pelas fornecedoras de material esportivo. Três delas empatam no número de seleções presentes nos gramados: Nike, Adidas e Puma patrocinam, cada uma, cinco equipes. A Umbro, com a Suécia, completa a lista solitariamente.

Não sou estilista, mas analisando as imagens dos uniformes oficiais "número 1" (ou "home shirts", como queiram), é fácil parabenizar a Nike. Entre as suas cinco seleções - Croácia, Holanda, Portugal, Turquia e Rússia - não há padronização. Cada camisa mantém a identidade do país intacta. Reparem na foto: o design da camisa da Croácia não repete em nada a da Holanda, que se difere da Turquia, e assim sucessivamente com Portugal e Rússia.

Já a Adidas ficou no meio termo. Duas seleções preservaram a identidade e têm uniformes diferenciados: França e Alemanha. Mas as camisas de Espanha, Romênia e Grécia são absolutamente iguais em cada detalhe. Não há nada que dê um toque particular para elas, ao contrário do que acontece com franceses e alemães.

E a Puma dá seqüência à política de padronização total. Suas cinco seleções - Áustria, Suíça, República Tcheca, Itália e Polônia - têm camisas idênticas. É só mudar a cor e o distintivo. Não há nada, nenhum sinal, absolutamente necas de pitibiriba de identidade.

Com a Umbro, há impossibilidade de comparação porque a Suécia é a única seleção patrocinada pela empresa. Posso presumir que ela seguiria uma tendência única, provavelmente com uma camisa muito semelhante à da Inglaterra. Mas é só um chute, seria injusto.

Parabéns à Nike que, depois do vexame da padronização absurda com números "cartela de bingo" há alguns anos (todas as seleções patrocinadas por ela no mundo inteiro tinham camisas iguais), nesta Euro 2008 permite que os países mantenham suas identidades nos uniformes. A Adidas arriscou e merece parabéns com França e Alemanha, mas nas outras três camisas deixou a desejar. E a Puma preferiu reproduzir em série as camisas de suas seleções, não sei por que motivo.

Para mim, as mais bonitas são de Alemanha e França...e vocês, alguma preferência?

Um comentário:

Miguelito disse...

A seleção em que eu apostei desde o inicio a ser a grande campeã desta competição nada mais que é que a Alemanha, seleção que além de demonstrar um futebol que me agrada, possui o uniforme mais bonito entre as seleções participantes, além de uma torcida apaixonada!

Portanto...Dale Germany!
Portugal já era...que venha a Croácia ou Turquia hahaahah!

Deutschland...Deutschland...
Deutschland...
Deutschland...

=D